Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Presidente da Motor Sich detido por suspeita de colaboração com a Rússia

23 out, 2022 - 15:51 • Lusa

Detenções ocorreram no âmbito de um processo criminal por fornecimento ilegal de material militar para a aviação de ataque russa.

A+ / A-

O presidente do gigante industrial Motor Sich, Vyacheslav Bohuslayev, foi detido por agentes do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), em Zaporíjia, por suspeitas de colaboração com a Rússia.

"Agentes da SBU detiveram o presidente a Motor Sich e o chefe do departamento de atividade económica externa desta empresa. Foram notificados das acusações ao abrigo de dois artigos do Código Penal da Ucrânia: artigo 111-1 [colaboração]; artigo 111-2 [cumplicidade com o Estado agressor]", informou o Serviço de Segurança, este domingo, num comunicado citado pela agência Ukrinform.

As detenções ocorreram no âmbito de um processo criminal por fornecimento ilegal de material militar para a aviação de ataque russa por parte da Motor Sich.

Segundo a investigação, a administração da fábrica, localizada em Zaporíjia, estava envolvida na operação.

"Os criminosos estabeleceram canais transacionais para o fornecimento ilegal de lotes de motores de aviões ucranianos ao Estado agressor", adianta o comunicado.

Segundo a SBU, a Rússia utilizou o material recebido para a produção e a reparação de helicópteros de ataque russos dos tipos Mi-8AMTSh-VN "Sapsan", KA-52 "Alligator" e Mi-28N "Night Hunter".

A investigação conclui que a Rússia usou massivamente estes modelos de aviação do Exército para a invasão da Ucrânia, como confirmam os helicópteros de combate russo abatidos pelas forças ucranianas.

"Para contornar as sanções impostas ao comércio com a Rússia, os envolvidos usaram estruturas comerciais controladas em três países do Médio Oriente, Europa e leste da Ásia", assinala o comunicado, indicando que "foram estas empresas que enviaram as 'encomendas' ao fabricante ucraniano, supostamente para responder às necessidades de uma parte estrangeira".

Porém, depois de receberem o material militar, os intermediários enviaram-no para a Rússia, adianta o SBU.

A Motor Sich, uma das maiores fabricantes aeronáuticas do mundo, foi criada em 1907, em Zaporíjia, no sul da Ucrânia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+