25 out, 2022 - 16:30 • Diogo Camilo
Cada português desperdiçou, em média, 184 quilos de comida no ano de 2020, o primeiro da pandemia da Covid-19. O número fica acima da média europeia, de 127 quilos por habitante na UE, para um total de mais de 1,2 milhões de toneladas de alimentos desperdiçados pelas famílias.
Segundo números do INE e do Eurostat, cada família em Portugal desperdiçou, em 2020, cerca de 124 quilos de comida, por habitante.
Os restaurantes desperdiçaram 23 quilos por habitante e a agricultura e pesca a registar desperdícios de 10 quilos de comida por pessoa.
Ao todo, 237 mil toneladas foram desperdiçadas no setor da restauração, além de 214 mil toneladas em comércio de distribuição e mais de 101 mil toneladas em produção primária e cerca de 61 mil toneladas na indústria alimentar.
Em comparação com a média europeia, os portugueses desperdiçam menos comida na agricultura, pesca ou na produção de alimentos, mas desperdiçam muito mais entre famílias, nos restaurantes e na distribuição.
Em setembro, face aos números, a presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, Isabel Jonet, disse ser “pior do que se suspeitava”.
“Compramos demasiado, compramos mal, deixamos estragar. Não é admissível que um terço do que é produzido acabe no lixo”, declarou Isabel Jonet.