13 set, 2022 - 20:10 • Pedro Valente Lima
A urna de Isabel II já chegou ao palácio da família real britânica, em Londres. O caixão foi transportado esta tarde pela Força Aérea Real, de Edimburgo até à capital, onde procederão as homenagens fúnebres à monarca.
No final desta tarde, a primeira-ministra, Liz Truss, o ministro da Defesa, Ben Wallace, e uma pequena comitiva de representantes das Forças Armadas e da sociedade civil receberam a urna na base aérea de Northolt, a cerca de 23 quilómetros de Londres.
Momentos depois da aterragem, militares do Queen's Color Squadron moveram o caixão do avião para o carro funerário, que prosseguiria numa viagem de aproximadamente uma hora até ao Palácio de Buckingham.
Fotogaleria
Subiu ao trono com 25 anos e, aos 96 anos, Isabel (...)
Ao longo do trajeto, na estrada A40, milhares de britânicos fizeram questão de acompanhar o veículo em que seguiu a antiga rainha.
Entretanto, milhares de pessoas já se juntavam em frente ao palácio, soltando aplausos e vivas à antiga rainha mal o carro funerário apareceu.
O rei Carlos III e os filhos, os príncipes William e Harry, assim como outros membros da família real, receberam o caixão de Isabel II à entrada. A urna da antiga rainha permanecerá hoje numa sala do Palácio de Buckingham.
Esta quarta-feira, realiza-se nova procissão para deslocar o corpo da monarca para o Palácio de Westminster, sede do parlamento britânico, onde receberá as homenagens finais nos próximos dias. Já o funeral vai ser realizado na Abadia de Westminster às 11h00 de 19 de setembro.