10 nov, 2022 - 16:48 • Ricardo Vieira
Os presidentes dos Estados Unidos e da China, Joe Biden e Xi Jinping, vão reunir-se à margem da Cimeira do G20, na próxima semana, anunciou esta quinta-feira a Casa Branca.
Apesar de já terem falado por videoconferência, este será o primeiro encontro cara a cara entre Joe Biden e Xi Jinping, desde que o Presidente norte-americano tomou posse, a 20 de janeiro de 2021.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse em comunicado que os dois líderes se reunirão na segunda-feira, dia 14.
Em cima da mesão estarão "esforços para manter e aprofundar as linhas de comunicação entre os Estados Unidos e a China, gerenciar com responsabilidade a concorrência e trabalhar juntos onde nossos interesses se alinham, especialmente nos desafios transnacionais que afetam a comunidade internacional”, indica a Casa Branca.
O encontro pessoal entre Joe Biden e Xi Jinping acontece numa altura de maior stress nas relações entre os dois países, devido à situação de Taiwan, à guerra na Ucrânia e questões relacionadas com direitos humanos.