14 nov, 2022 - 09:26 • Joana Azevedo Viana com agências
A Rússia desmentiu esta segunda-feira a alegada hospitalizaçao do ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, em Bali, onde aterrou no domingo para participar na cimeira do G20.
O desmentido foi feito pela porta-voz do MNE russo, Maria Zakharova, cerca de uma hora depois de ter sido avançado que Lavrov teria sido transportado para o hospital na sequência de um "problema cardíaco".
Nas redes sociais, Zakharova publicou um vídeo do ministro russo a trabalhar no hotel. Aos "jornalistas do Ocidente", Lavrov pede que sejam "mais verdadeiros" e acusa a comunicação social de se "limitar apenas de um dos lados da história nas questões que envolvem a Rússia".
Para o representante russo na cimeira do G20, "não há nada de novo" no "jogo político" do Ocidente.
Essa informação tinha sido avançada à Associated Press por três fontes do Governo e da comunidade médica da Indonésia, indicando que o chefe da diplomacia russa estaria a ser tratado na ilha.
As três fontes recusaram ser identificadas por não estarem autorizadas a discutir o assunto publicamente. Duas delas indicaram que Lavrov estaria a receber tratamento para um "problema cardíaco".
O governador de Bali, por sua vez, adiantou à AP que o ministro russo precisou de assistência hospitalar, mas que apenas passou pelo hospital para uma breve avaliação dos sintomas.
O Hospital Sanglah, na capital pronvicial Denpasar, para onde o MNE russo terá sido levado, ainda não confirmou as informações publicamente.
A embaixada da Rússia na Indonésia também ainda não reagiu ao sucedido.
Lavrov é a mais importante figura do Governo russo a participar na cimeira das 20 maiores economias do mundo, que arranca na terça-feira, após o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, ter confirmado que não vai participar no encontro.
[Atualizado às 13h28]