Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

COP27. ZERO diz que criação de um fundo de perdas e danos é uma vitória histórica

20 nov, 2022 - 05:55 • Núria Melo

Francisco Ferreira diz à Renascença que muitas pessoas vulneráveis vão agora poder ser apoiadas depois da destruição provocada pelas alterações climáticas.

A+ / A-

Associação Ambientalista Zero afirma que a criação de um fundo de perdas e danos é uma "vitória histórica".

Em declarações à Renascença, Francisco Ferreira diz que "é sem dúvida uma vitória da sociedade civil e de muitos países".

O presidente da Associação diz que "muitas pessoas vulneráveis poderão a vir a ser apoiadas em caso de eventos extremos, como secas, ondas de calor, cheias ou furacões".

Francisco Ferreira diz que agora os países mais vulneráveis têm "uma espécie de seguro", que apesar de ainda demorar a ser criado "é preciso alimentar a nível de financiamento adicional, mas que é muito importante".

A Zero reforça que acabar com os combustíveis fósseis e investir nas energias renováveis são medidas urgentes.

"Infelizmente acabar com o uso de combustíveis fósseis e efetivamente arranjar verdadeiras formas de produzir energia sustentável é imprescindível" e, segundo Francisco Ferreira "isso não ficou patente nas conclusões finais".

Alguns países pediram à presidência egípcia medidas para pôr fim aos combustíveis fósseis, tal não foi acordado entre as várias delegações.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+