Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Zelensky alerta: "Enquanto tiverem mísseis não vão parar"

28 nov, 2022 - 07:10 • Lusa

Segundo o líder ucraniano, a "ajuda mútua é um dos elementos de proteção contra o terror, assim como a nossa força".

A+ / A-

O Presidente da Ucrânia avisou os cidadãos para estarem preparados para as consequências de novos ataques da Rússia, depois de ter acusado Moscovo de usar o frio contra a população.

Volodymyr Zelensky afirmou que as tropas russas estão a preparar novos ataques: "sabemos isso com certeza. E enquanto tiverem mísseis, infelizmente não vão parar".

"Mas a nossa capacidade de nos ajudarmos uns aos outros e de cuidarmos dos mais vulneráveis, a nossa ajuda mútua é um dos elementos de proteção contra o terror, assim como a nossa força", acrescentou, no vídeo que grava diariamente para a população ucraniana.

Neste sentido, pediu mais uma vez unidade entre os cidadãos ucranianos, e maior atenção aos alertas aéreos.

"Juntos e ajudando-nos uns aos outros, superaremos também este desafio da guerra: este inverno, esta tentativa da Rússia de usar o frio contra o povo", considerou.

As declarações do presidente foram feitas depois de a maioria das regiões do país ter conseguido restabelecer o fornecimento de energia, no domingo, na sequência de bombardeamentos russos contra infraestruturas energéticas, na semana passada.

Também este fim de semana, o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, acusou o presidente russo, Vladimir Putin, de tentar usar o inverno como arma.

Stoltenberg lembrou "como é perigoso" para a população europeia "depender da Rússia" para o fornecimento de gás natural.

"Temos agora de avaliar a nossa dependência de regimes autoritários, especialmente da China", indicou o responsável.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+