Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Eletricidade regressa "gradualmente" a Odessa

11 dez, 2022 - 13:20 • Lusa

Mais de 200 equipas de emergência estão a trabalhar para restaurar a eletricidade, as comunicações e a internet.

A+ / A-

A eletricidade está a regressar a Odessa, após mais de 1,5 milhões de pessoas terem ficado sem energia devido a ataques russos a instalações de infraestruturas energéticas, avançou a administração militar regional.

"Gradualmente, durante um breve período de tempo, a eletricidade está a regressar aos consumidores. As comunicações e a internet também estão a regressar", disse Serhiy Bratchuk, porta-voz da administração militar regional de Odessa, numa entrevista televisiva divulgada pela Ukrinform.

Acrescentou que "a situação operacional na região de Odessa continua difícil" e assegurou que os engenheiros "estão a trabalhar incansavelmente, tal como o comando operacional da administração militar regional".

Disse ainda que 206 brigadas de emergência estão a trabalhar em todas as áreas afetadas para restaurar a eletricidade, as comunicações e a internet aos consumidores.

A área mais afetada é a cidade de Odessa e os distritos circundantes, enquanto, que, no resto da região, foi possível evitar danos graves, indicou.

Ao mesmo tempo, apesar dos bombardeamentos, o abastecimento de água e os esgotos, tanto no centro como na região, não pararam de funcionar.

"Os nossos hospitais e maternidades, bem como as nossas instalações de infraestruturas críticas, estão totalmente operacionais. O transporte elétrico urbano não está a funcionar devido à carga pesada na rede. Estamos a sair da situação graças aos táxis e autocarros coletivos", observou.

O consórcio de energia DTEK tinha relatado na manhã de sábado que todos os assinantes na cidade de Odessa, com exceção das infraestruturas críticas, tinham sido desligados da eletricidade devido a ataques russos a instalações energéticas durante a noite.

O Presidente ucraniano, Volodymir Zelensky, aludiu no sábado à "aguda escassez" de energia em várias regiões devido aos ataques russos, especialmente Odessa, onde mais de 1,5 milhões de pessoas estão sem eletricidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+