Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Fundador da FTX acusado de fraude após detenção nas Bahamas

13 dez, 2022 - 16:58 • Rosário Silva

Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos argumenta que Sam Bankman-Fried construiu um “castelo de cartas” fraudulento para enganar os clientes.

A+ / A-

Veja também:


Detido nas Bahamas, o magnata das criptomoedas, Sam Bankman-Fried, fundador da plataforma FTX e da empresa de investimentos Alameda, foi indiciado esta terça-feira por fraude, de acordo com informação prestada pela Procuradoria de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América.

Presente esta terça-feira ao tribunal, Bankman-Fried, de 30 anos, chegou sob fortes medidas de segurança, naquela que foi também a sua primeira aparição pública desde a falência da FTX, uma das maiores bolsas de compra, venda e armazenamento de criptomoedas.

O empresário responde por oito crimes, entre fraude e lavagem de dinheiro, segundo a acusação.

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), que regula o mercado financeiro americano, acusa Sam Bankman-Fried, de liderar um sistema apenas com a finalidade de enganar os investidores.

"Afirmamos que Sam Bankman-Fried construiu um castelo de cartas baseado em fraude, convencendo os investidores de que era um dos sistemas de criptomoedas mais seguros do mercado", declarou em comunicado o presidente da SEC, Gary Gensler.

Os procuradores acreditam que o empresário defraudou também os credores da Alameda, fornecendo-lhes informações falsas e enganosas sobre o estado dos fundos de investimento.

"Enquanto gastou luxuosamente em escritórios e condomínios nas Bahamas, e afundou milhares de milhões de dólares de fundos de clientes em investimentos especulativos, o castelo de cartas de Bankman-Fried começou a desmoronar-se", é ainda referido pela SEC.

Na última semana, a FTX, uma das maiores bolsas de criptomoedas do mundo, avançou com um processo de insolvência nos Estados Unidos, com o abandono do diretor-executivo Sam Bankman-Fried da liderança da corretora que chegou a valer 32 mil milhões de dólares.

A saída de um número significativo de clientes, nas últimas semanas, levantou dúvidas quanto á saúde financeira da FTX, confirmada agora através da acusação que levou à detenção do empresário.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+