Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Erdogan nega ter contribuído para condenação de autarca de Istambul

17 dez, 2022 - 19:02 • Lusa

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, rejeitou hoje qualquer responsabilidade na condenação do presidente da câmara de Istambul, que levou a manifestações da oposição turca e a críticas internacionais

A+ / A-

"O que está por trás da tempestade desencadeada sobre um veredicto nos últimos dias?”, questionou o chefe de Estado turco, reagindo pela primeira vez à condenação na quarta-feira do autarca de Istambul, Ekrem Imamoglu.

“Esse debate não tem nada a ver connosco, nem comigo, nem com a nossa nação”, insistiu, sugerindo que as reações à sentença resultam de rivalidades internas na oposição turca.

Imamoglu, um potencial adversário de Erdogan nas presidenciais de junho do próximo ano, foi condenado a dois anos e sete meses de prisão e privado dos seus direitos políticos por “insulto” a membros do colégio eleitoral.

Milhares de pessoas manifestaram-se na quinta-feira em Istambul para apoiar Imamoglu, considerado um candidato sério para a oposição, após ter conquistado em maio de 2019 a principal cidade da Turquia ao partido de Erdogan, o AKP.

A sua condenação suscitou também uma vaga de reprovação internacional com os Estados Unidos a afirmarem que estão “profundamente preocupados e desiludidos” e a Alemanha a falar num “golpe duro para a democracia”.

Erdogan anunciou em junho passado a sua candidatura às próximas presidenciais, mas a aliança da oposição, composta por seis partidos, ainda não designou o seu candidato.

“Não nos importa quem será o candidato da oposição”, afirmou o Presidente turco, que pediu à oposição para ter “a coragem” de anunciar o seu candidato.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+