18 dez, 2022 - 22:01 • João Carlos Malta
A derrota da seleção francesa na final do mundial do Qatar levou a que a frustração dos gauleses se manifestasse nas ruas de várias cidades através da ocorrência de disturbios.
Em Paris, na avenida dos Campos Elísios, tradicional local de comemoração das vitórias dos "Blues", transformou-se num palco para os confrontos com a Polícia. Houve lançamento de morteiros no início da noite.
As ruas encheram-se de agentes da autoridade, apoiados por veículos, alinhados em frente à multidão.
A polícia de Paris pleneou a mobilização de um destacamento de um importante dispositivo de segurança para este fim de semana,. A vigilância foi reforçada com o trânsito a ser constrangido antes do jogo e até meia-noite.
Também no centro de Lyon houve registo de confrontos, anunciou a prefeitura de Rhône na noite de domingo, cerca de vinte minutos após o apito final da partida.
"A polícia está a lançar projéteis perto da Place Bellecour", disse a autarquia numa publicação do Twitter, pedindo aos presentes que "se afastemde grupos violentos".
Em Grenoble, a partir das 19h00, ouviram-se disparos de morteiros a ecoaram nas ruas. Houve caixotes do lixo incendiados, e confrontos com a polícia.
Em Bolonha e Bordéus também se registaram episódios de violência.