25 dez, 2022 - 09:18 • Inês Braga Sampaio com Reuters
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, transmite esperança na mensagem de Natal para os ucranianos que celebram a quadra em dezembro.
Numa mensagem filmada no exterior, com uma árvore enfeitada como pano de fundo, Zelensky garante que as suas forças conseguirão "devolver a liberdade a todos os homens e mulheres ucranianos".
"Resistimos a ataques, ameaças, chantagem nuclear, terrorismo, ataques de mísseis. Vamos resistir a este inverno, pois sabemos aquilo por que lutamos", declara.
Zelensky destaca que os ucranianos estão a superar todas as expectativas e barreiras. Mesmo durante um Natal manchado pela guerra com a Rússia, o Presidente da Ucrânia acredita que é possível ser feliz.
"Mesmo na completa escuridão, encontrar-nos-emos uns aos outros para nos abraçarmos de forma apertada. E se não houver calor, ficaremos agarrados por muito tempo para nos aquecermos uns aos outros. Sorriremos e seremos felizes, como sempre. Há uma diferença: não esperaremos por um milagre, pois nós próprios estamos a criá-lo", assinala.
A maioria dos ucranianos são cristãos ortodoxos, pelo que celebram o Natal no início de janeiro. De acordo com os números do Governo, pré-guerra, cerca de 10% dos habitantes da Ucrânia são católicos.