30 dez, 2022 - 06:15 • Lusa
Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping, vão reunir-se esta sexta-feira por videoconferência para discutir "problemas regionais", no âmbito da sua parceria estratégica.
A recusa chinesa de condenar a invasão da Ucrânia e de impor sanções à Rússia, como outros países, tem estreitado ainda mais os laços entre Pequim e Moscovo.
Antes da invasão, Putin e Xi reuniram-se em Pequim, em 04 de fevereiro, e divulgaram uma declaração conjunta em que denunciaram a influência dos Estados Unidos e o papel das alianças militares ocidentais na Europa e na Ásia como desestabilizadores.
Nos dias seguintes, a diplomacia chinesa acusou os Estados Unidos de inflamarem a ameaça de guerra com declarações sobre a iminência de uma invasão da Ucrânia pelas tropas russas.
O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, citado pela agência estatal russa TASS, disse que Putin e Xi falarão sobre os problemas regionais mais agudos", tanto os que estão "mais próximos" da Rússia, como os que "estão mais próximos da China".
"No espírito de uma verdadeira parceria estratégica, os nossos líderes irão discutir estes problemas" na reunião, cujo início será aberto, adiantou.