Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Conversa com Zelensky

Portugal vai reforçar apoio humanitário à Ucrânia

09 jan, 2023 - 13:06 • Lusa

Primeiro-ministro português manifestou, em maio passado, disponibilidade de Portugal para participar num programa de reconstrução de escolas e jardins de infância da Ucrânia, ou, como alternativa, patrocinar a reconstrução de uma zona territorial a indicar pelas autoridades ucranianas.

A+ / A-

O primeiro-ministro falou esta segunda-feira ao telefone com o Presidente da Ucrânia e adiantou ter comunicado a Volodymyr Zelensky que Portugal reforçará o apoio humanitário e participará na "fórmula para a paz" proposta pelo chefe de Estado ucraniano.

Os assuntos abordados na conversa telefónica com o Presidente da Ucrânia foram transmitidos por António Costa através da sua conta na rede social Twitter.

O primeiro-ministro português esteve em Kiev em 21 de maio passado, reuniu-se com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e manifestou a disponibilidade de Portugal para participar num programa de reconstrução de escolas e jardins de infância da Ucrânia, ou, como hipótese alternativa, patrocinar a reconstrução de uma zona territorial a indicar pelas autoridades ucranianas.

Entre as opções de reconstrução de zonas destruídas na Ucrânia, o líder do executivo português manifestou preferência pela referente às escolas e jardins de infância, dizendo que o Estado Português tem experiência recente na execução desses programas de modernização de estabelecimentos de ensino.

Em Kiev, no final de uma reunião com o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, António Costa assinou um acordo para a concessão de um apoio financeiro de 250 milhões euros à Ucrânia.

Um mês depois da sua deslocação a Kiev, em 21 de junho passado, António Costa e Volodymyr Zelensky falaram ao telefone sobre o processo de adesão da Ucrânia à União Europeia.

Nessa conversa, o primeiro-ministro confirmou "o apoio de Portugal à concessão à Ucrânia do estatuto de candidato no seu processo de adesão à União Europeia".

O primeiro-ministro revelou também ter comunicado ao Presidente da Ucrânia a disponibilidade de Portugal "para aprofundar o apoio político e técnico ao processo de adesão ucraniano".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+