11 jan, 2023 - 23:17 • Lusa
Os atrasos nos voos nos EUA continuam a acumular-se e já são mais de 7.600, apesar do levantamento de uma interrupção de voos domésticos determinada pela autoridade federal de aviação, devido a uma falha informática.
De acordo com o rastreador de voos Flightaware, ao longo do dia de hoje houve já 7.694 atrasos de voos dentro, de e para os EUA, bem como 1.176 cancelamentos.
Dez minutos antes das 09:00 do leste dos EUA (14:00 em Portugal continental), a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) deu 'luz verde' às partidas de voos domésticos que tinham sido suspensos devido a um problema informático.
A FAA informou que "as operações normais de tráfego aéreo estão a ser retomadas gradualmente nos EUA após uma falha noturna do Sistema de Notificação de Missão Aérea, que fornece informações de segurança às tripulações de voo".
Falha informática esteve na origem do problema, qu(...)
Cerca de duas horas antes, a FAA tinha ordenado que todas as partidas de voos domésticos nos EUA fossem adiadas, devido a uma falha no sistema de Notificação de Missões Aéreas - um evento que continua a ser investigado.
O referido sistema é um procedimento que fornece informações essenciais para o pessoal relacionado com operações de voo e alerta em tempo real sobre um estado anormal no sistema aeroespacial norte-americano.
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi informado pelo secretário de Transportes, Pete Buttigieg, da falha no sistema de controlo do espaço aéreo, segundo a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.
"Não há prova de um ataque cibernético, para já", reconheceu Jean-Pierre, acrescentando que Biden ordenou uma investigação completa para descobrir o que o causou esta falha.
Os EUA já tinham sofrido uma situação de caos aéreo há duas semanas, embora nessa altura a razão tenha sido a passagem da tempestade Elliot, que causou milhares de cancelamentos de voos.
Esta foi a primeira vez desde os ataques de 11 de setembro de 2001 que as autoridades norte-americanas proibiram partidas de voos domésticos.