Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

EUA

Casa Branca confirma descoberta de novos documentos confidenciais em casa de Biden

12 jan, 2023 - 16:06 • Rosário Silva

De acordo com a lei norte-americana, toda a documentação oficial recebida quando se ocupa um cargo na Casa Branca deve ser entregue aos Arquivos Nacionais.

A+ / A-

Foi encontrado um novo conjunto de documentos confidenciais ligados ao período de Joe Biden quando era vice-presidente dos Estados Unidos.

A a assessoria do presidente norte-americano confirma a descoberta, na sua residência, em Delaware.

De acordo com o gabinete jurídico da Casa Branca, terão sido encontrados, armazenados numa garagem, e estavam" entre documentos pessoais e políticos", refere uma declaração agora divulgada.

"Como foi feito no caso do Biden Center, o Departamento de Justiça foi imediatamente notificado, e os advogados providenciaram para que o Departamento de Justiça tomasse posse destes documentos", é ainda acrescentado.

A Casa Branca reafirma a vontade de cooperar com as autoridades.

A notícia surge dois dias depois de ter sido revelado que em novembro foi encontrado um primeiro conjunto de documentos confidenciais na Universidade da Pensilvânia, na altura usado como escritório pelo agora Presidente, depois de sair da Casa Branca, na era de Barack Obama, em 2017.

Os primeiros documentos encontrados, segundo a imprensa internacional, incluíam dados dos serviços de informação norte-americanos sobre a Ucrânia, o Irão e o Reino Unido.

De acordo com a lei norte-americana, toda a documentação oficial recebida quando se ocupa um cargo na Casa Branca deve ser entregue aos Arquivos Nacionais.

Quando questionado pelos jornalistas sobre o primeiro conjunto de documentos encontrados no seu antigo escritório, Biden mostrou-se “surpreendido”. Já a assessora da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, recusou dar mais pormenores aos jornalistas sobre o caso.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+