16 jan, 2023 - 23:04 • Lusa
As Forças Armadas alemãs iniciaram o procedimento de envio para a Polónia de um total de três sistemas de defesa antiaérea Patriot, para garantir a segurança, na fronteira com a Ucrânia, do país membro da NATO.
Também é esperado que comecem a chegar soldados alemães à Polónia, para iniciar a instrução para o manuseamento dos sistemas Patriot, adiantaram fontes da Defesa à agência alemã DPA.
Após a queda de um míssil na Polónia, perto da fronteira com a Ucrânia, Berlim e Varsóvia concordaram com esta medida para garantir a segurança da infraestrutura polaca na fronteira.
Os Patriot são um sistema de um míssil terra-ar fabricado pelos Estados Unidos e utilizado não só pelo Exército daquele país, mas também por vários dos Estados-membros da Aliança Atlântica.
Washington também já anunciou o envio de Patriots para a Ucrânia, que enfrenta a invasão da Rússia. De resto, o primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, instou esta segunda o governo alemão a fornecer uma ampla gama de armas a Kiev e a acelerar o envio de tanques de guerra já anunciados por Berlim.
O chanceler alemão Olaf Scholz tem sido pressionado por várias autoridades, inclusive dentro da coligação no poder, para aprovar o envio de tanques de guerra de fabrico alemão para a Ucrânia.
Também o Presidente da Polónia, Andrzej Duda, disse recentemente que o seu país quer enviar uma companhia de tanques Leopard 2 de fabrico alemão, ou seja, 14 tanques, para a Ucrânia, mas deseja que essa transferência seja parte de um esforço coordenado dos aliados da NATO.
De acordo com as regras comuns de venda de armas, o governo alemão precisa de dar a sua aprovação para que a Polónia ou qualquer outro país possa fornecer tanques de fabrico alemães a um terceiro país.