29 jan, 2023 - 23:09 • Diogo Camilo
O antigo presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, disse este sábado que seria capaz de resolver a guerra na Ucrânia em “24 horas” e que, se fosse o chefe de Estado norte-americano, o conflito “nunca existiria”.
“Lembram-se da ‘corrupta Hillary’ [Clinton]? ‘Ele vai provocar uma guerra na primeira semana em que assumir funções.’ Achavam que essa era a minha personalidade. Mas aconteceu precisamente o contrário. A minha personalidade afastou-nos da guerra”, disse, durante um comício em Salem, no estado norte-americano de New Hampshire.
“Comigo, nada teria acontecido com a Rússia. Putin nunca teria invadido [a Ucrânia]. Mesmo agora, seria capaz de resolver aquilo em 24 horas. É horrível o que está acontecer. Há cidades destruídas, aposto que há milhões de desaparecidos”, disse.
Em discurso, Trump indicou ainda que, se fosse o presidente dos EUA, a probabilidade do conflito, que se iniciou a 24 de fevereiro do ano passado, ter acontecido era “zero”.
Esta foi uma das primeiras ações de campanha de Trump na corrida para ser candidato à Casa Branca em 2023, numa visita a um dos estados que vota mais cedo. O anúncio da campanha foi divulgado em novembro, a dois anos do ato eleitoral.