Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Kremlin diz que Putin está disponível para conversar com Olaf Scholz

29 jan, 2023 - 16:10 • Lusa

A informação surge na sequência das declarações do chanceler alemão, que se mostrou disponível para voltar a falar telefonicamente com o líder russo.

A+ / A-

O Kremlin disse, este domingo, que Vladimir Putin continua aberto a contactos com o homólogo alemão, Olaf Scholz.

“Putin tem estado e continua aberto a contactos”, disse o porta-voz do Presidencial russo, Dmitry Peskov, citado pela agência de notícias espanhola EFE, acrescentando que até ao momento, não foram agendadas quaisquer conversações com Scholz.

A última conversa entre os dois líderes ocorreu há quase dois meses, a 2 de dezembro de 2022, numa conversa telefónica que durou cerca de uma hora, tempo que terá servido para Scholz pedir a Putin uma solução diplomática para a situação na Ucrânia e que retirasse as tropas daquele país, informou Berlim na ocasião.

Já Moscovo relatou que Putin chamou a atenção de Scholz para a política “destrutiva” do Ocidente, por estar a “armar” a Ucrânia e a treinar os seus militares, fazendo com que Kiev desistisse da ideia de negociar com Moscovo.

Numa entrevista publicada este domingo num jornal alemão, o chanceler disse que continuaria a manter abertas as linhas de comunicação com o Presidente russo, defendendo a necessidade de manter o diálogo, apesar de reconhecer o pouco sucesso das conversações com o líder russo.

Apesar de não terem sido num “tom indelicado”, Scholz disse que mostravam a intenção “inaceitável” de Putin de incorporar à força partes da Ucrânia na Rússia.

Na entrevista, Scholz disse que essas conversas serviam também para discutir questões específicas, tais como a exportação de cereais ucranianos ou a segurança da central nuclear de Zaporíjia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    29 jan, 2023 Lisboa 17:53
    Há-de haver uma altura para conversas diplomáticas, mas não enquanto Putin ainda pensa que pode ganhar isto, ou no mínimo, obter reconhecimento da anexação de território ucraniano. A UE e os EUA manterem o apoio militar e económico à Ucrânia, faz Zelensky continuar a luta e isso está a por os cabelos em pé a Putin que achava ter Kiev no bolso em 10 dias e já la vai quase 1 ano e está cada vez mais longe desse objetivo.

Destaques V+