28 fev, 2023 - 03:38 • Lusa
Mais de dois anos após os primeiros casos de covid-19, que causaram 1,1 milhões de mortes só na UE até outubro de 2022, mantêm-se mistérios sobre o vírus, nomeadamente se começou num animal ou num laboratório.
"Não há um consenso no governo dos EUA sobre exatamente como a covid-19 começou", admitiu o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional norte-americano, John Kirby, reforçando que, "simplesmente, não há um consenso na Comunidade de Inteligência" dos Estados Unidos.
Em 2021, as autoridades divulgaram um resumo do relatório de inteligência que dizia que quatro membros da comunidade de inteligência dos EUA acreditavam com "pouca confiança" que o vírus foi transmitido pela primeira vez de um animal para um humano, e um quinto acreditava "com confiança moderada" que a primeira infeção humana estava ligada a um laboratório.
Enquanto alguns cientistas estão abertos à teoria do vazamento de laboratório, outros continuam a acreditar que o vírus veio de animais, sofreu mutação e passou a afetar os humanos, como aconteceu no passado com os vírus.
Alguns especialistas, contactados pela Associated Press, defendem que a verdadeira origem da pandemia pode não ser conhecida ainda por muitos anos, se é que alguma vez o será.
Alina Chan, bióloga molecular do Broad Institute of Massachusetts Institute of Technology e Harvard, ressalvando não saber quais as novas informações do relatório, considerou que "é razoável inferir" que se relaciona com as atividades do Instituto de Virologia de Wuhan, na China.
O instituto de Wuhan estudou durante anos os coronavírus, em parte devido a preocupações que, remontando à SARS-CoV, os coronavírus poderiam ser a fonte da próxima pandemia.
"Acidentes de laboratório acontecem com uma frequência surpreendente. Muitas pessoas realmente não ouvem sobre acidentes de laboratório porque não são falados publicamente", disse Chan, co-autor de um livro sobre a busca pelas origens da Covid-19.
Esses acidentes, na sua opinião, "ressaltam a necessidade de tornar o trabalho com patógenos altamente perigosos mais transparente e responsável".
Por sua vez, a China tem considerada "infundada" a teoria de que a Covid-19 teve origem num laboratório chinês.
No apoio à teoria animal, muitos cientistas acreditam que o coronavírus passou de animal para humano.
"A literatura científica contém essencialmente nada mais do que artigos de pesquisa originais que apoiam uma origem natural dessa pandemia de vírus", disse Michael Worobey, biólogo evolutivo da Universidade do Arizona, que estudou as origens da Covid.