Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guterres reúne-se com Zelensky em Kiev para discutir acordo sobre cereais

07 mar, 2023 - 14:04 • Diogo Camilo

Secretário-geral da ONU já está a caminho da Ucrânia. O acordo dos cereais, assinado em julho com a Rússia, foi prolongado em novembro por mais 120 dias e termina a 18 de março.

A+ / A-

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, vai encontrar-se com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em Kiev esta quarta-feira para discutir a renovação do acordo sobre os cereais com a Rússia.

“O secretário-geral acabou de chegar à Polónia e está a caminho da Ucrânia”, revelou o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, nas redes sociais, acrescentando que Guterres discutirá o acordo “em todos os seus aspetos e outros assuntos pertinentes”.

A extensão das negociações poderá permitir a exportação de cereais ucranianos no Mar Negro durante a invasão russa.

Este domingo, a Rússia anunciou que está pronta a cumprir a sua parte no acordo, que foi assinado a 22 de julho de 2022, em Istambul.

Em entrevista ao canal de televisão Rossiya-1, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, afirmou que a Rússia está pronta a implementar a sua parte do acordo, se os outros participantes cumprirem os seus compromissos numa base de igualdade.

Um dos acordos regulou a exportação de cereais dos portos controlados por Kiev de Odessa, Chernomorsk, e Yuzhny. O acordo entre a Rússia, Turquia, Ucrânia e as Nações Unidas previa o estabelecimento de um centro de coordenação de quatro pontos para revistar navios que transportassem cereais, a fim de evitar o contrabando de armas e evitar provocações.

O acordo dos cereais foi prolongado em novembro por mais 120 dias, terminando a 18 de março.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+