Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Astronautas vão voltar a pisar a Lua. Conheça os novos fatos

15 mar, 2023 - 21:39 • Lusa com Redação

​Astronautas vão voltar a pisar a superfície da Lua com fatos brancos, como há mais de 50 anos, mas mais flexíveis, elegantes e resistentes ao ambiente hostil do satélite natural da Terra.

A+ / A-

O protótipo dos fatos espaciais para a missão Artemis III, o AxEMU, foi apresentado, esta quarta-feira, em Houston, nos Estados Unidos, pela empresa aeroespacial norte-americana Axiom Space, com a qual a agência espacial norte-americana (NASA) contratualizou o serviço por 228,5 milhões de dólares (216,6 milhões de euros).

O protótipo utiliza um material de cobertura cinzento-escuro, mas a versão final será, provavelmente, toda branca quando usado pelos astronautas da NASA, que espera colocar novamente astronautas na superfície da Lua em 2025, ao abrigo da missão Artemis III.

Os Estados Unidos levaram 12 astronautas a solo lunar, entre 1969 e 1972, durante o programa Apollo.

Assim, como há mais de 50 anos, os fatos para caminhar na Lua serão brancos, para que possam refletir o calor e manter os astronautas numa temperatura adequada.

O capacete terá uma série de luzes e uma câmara de vídeo de alta definição, enquanto o sistema de suporte de vida, onde o oxigénio é armazenado, ficará, como antes, localizado nas costas dos astronautas.

A Axiom Space, que organiza voos até à Estação Espacial Internacional, na órbita da Terra, espera ter no verão novas versões (mas não ainda a versão final) do modelo apresentado para efeitos de treinos da NASA. Este novo modelo, utilizado para a demonstração esta quarta-feira é mais flexível e incorpora a mais recente tecnologia, maior mobilidade, e proteção adicional contra perigos na Lua.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+