Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Presidente chinês visita Moscovo entre 20 e 22 de março

17 mar, 2023 - 07:59 • Olímpia Mairos

A deslocação de Xi a Moscovo ocorre numa altura que a China se oferece para mediar a paz na Ucrânia, um esforço que foi recebido com ceticismo no Ocidente, dado o apoio diplomático de Pequim à Rússia.

A+ / A-

O presidente chinês, Xi Jinping, vai deslocar-se à Rússia, em visita oficial, entre os dias 20 e 22 de março para uma visita de Estado, depois de ter sido convidado pelo presidente Vladimir Putin, anunciou o Kremlin esta sexta-feira.

Será a primeira visita oficial de Xi desde que foi reeleito para um terceiro mandato.

A deslocação a Moscovo ocorre numa altura que a China se oferece para mediar a paz na Ucrânia, um esforço que foi recebido com ceticismo no Ocidente, dado o apoio diplomático de Pequim à Rússia.

“Durante as negociações, vão discutirão questões atuais de maior desenvolvimento de relações de parceria abrangentes e cooperação estratégica entre a Rússia e a China”, disse fonte do Kremlin à Reuters.

“Uma série de importantes documentos bilaterais serão assinados”, acrescentou.

A China e a Rússia fecharam uma parceria “sem limites” em fevereiro de 2022, quando Putin visitou Pequim para a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, semanas antes de a Rússia invadir a Ucrânia.

Desde então, os dois lados continuaram a reafirmar a força dos seus laços. O comércio entre os dois países disparou desde a invasão, e a China é o maior comprador de petróleo da Rússia, uma importante fonte de receita para Moscovo.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+