Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Rússia anuncia envio de armas nucleares táticas para a Bielorrússia

25 mar, 2023 - 21:11 • Lusa

Para Putin, esta decisão foi motivada pelo desejo de Londres de enviar munições de urânio empobrecido para a Ucrânia, como foi recentemente anunciado por uma fonte oficial britânica.

A+ / A-

A Rússia vai colocar armas nucleares táticas no território da Bielorrússia, país aliado e que tem servido de porta de entrada para a invasão da Ucrânia, anunciou o chefe de Estado russo este sábado.

"Não há nada incomum nisso: os Estados Unidos fazem isso há décadas. Eles têm uma longa história de colocação das suas armas nucleares táticas no território dos seus aliados", disse o Presidente russo, Vladimir Putin, durante uma entrevista transmitida pela televisão russa.

"Já ajudamos os nossos aliados bielorrussos. Já equipamos os seus aviões, sem violar os nossos compromissos internacionais de não proliferação de armas nucleares. Dez aviões estão prontos para utilizar esse tipo de armamento", acrescentou Putin.

"A partir de 3 de abril, começamos a treinar as tripulações. E em 01 de julho, concluiremos a construção de um depósito especial para armas nucleares táticas no território da Bielorrússia", disse o líder russo.

Para Putin, esta decisão foi motivada pelo desejo de Londres de enviar munições de urânio empobrecido para a Ucrânia, como foi recentemente anunciado por uma fonte oficial britânica.

O Presidente russo ameaçou também usar este tipo de munições se Kiev as vier a receber.

"A Rússia, é claro, tem de responder. Temos, sem exagero, centenas de milhares dessas bombas. Mas não as estamos a usar, neste momento", concluiu Putin.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo
    25 mar, 2023 Eu 23:16
    Ora, eles iam mandar essas armas de qualquer maneira. Quando é da parte deles, já não falam em "escalada". Duvido um bocado que o cobardolas do Lukaschenko alinhe nesta conversa, mesmo sendo mandarete de Moscovo. Mas se assim for, é tudo uma questão de instalar armas semelhantes num País NATO, com a Bielorrússia na mira.

Destaques V+