30 mar, 2023 - 11:32 • Olímpia Mairos , com agências
Pelo menos 31 pessoas morreram, incluindo um bebé de seis meses, num incêndio que eclodiu num "ferry boat", nas Filipinas ao fim da noite de quarta-feira. Estão desaparecidas sete pessoas.
O ferry MV Lady Mary Joy 3 que transportava cerca de 250 pessoas, entre passageiros e membros da tripulação, incendiou-se no percurso entre ilhas nas Filipinas.
De acordo com a Reuters, as autoridades ainda não identificaram a causa do incêndio que começou perto das 23h de quarta-feira na ilha de Basilan, quando muitos dos passageiros estavam a dormir nas cabines com ar-condicionado no convés inferior da balsa.
“As pessoas entraram em pânico porque estavam a dormir quando o fogo começou", disse o chefe da guarda costeira Commodore Rejard Marfe, citado pela AFP.
Segundo a Associated Press, muitas das pessoas resgatadas tinham saltado da embarcação, devido ao pânico criado pelas chamas. Foram depois retiradas da água pela Marinha, por outro ferry e por pescadores locais, adiantou Jim Hataman, governador da província de Basilan.
“Alguns dos passageiros acordaram devido à comoção causada pelo incêndio. Alguns saltaram do barco”, explicou Jim Hataman, acrescentando que, pelo menos, 23 pessoas ficaram feridas e foram transportados para hospitais para receberem assistência médica.
As operações de busca e resgate continuam, uma vez que as autoridades estimam que no mínimo, sete pessoas encontram-se desaparecidas.