Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Manifestações em Israel mantêm-se apesar de ataques de sexta-feira

08 abr, 2023 - 15:45 • Lusa

Pelo menos um homem foi morto a tiro e cinco pessoas ficaram feridas, na sexta-feira à noite, num atentado no centro de Telavive.

A+ / A-

Os organizadores dos protestos contra a reforma judicial em Israel anunciaram que as manifestações marcadas para este sábado em Telavive vão manter-se, apesar dos atentados mortais registados na sexta-feira, e serão realizadas em coordenação com a polícia.

“Os protestos contra a ditadura continuarão conforme programado e em total coordenação com as autoridades israelitas”, disseram os organizadores em comunicado.

Além disso, os promotores das manifestações enviaram as condolências aos familiares das vítimas dos ataques de sexta-feira em Telavive e na Cisjordânia e anunciaram que as manifestações de hoje começarão com um minuto de silêncio em sua memória, seguido do hino nacional.

“Continuaremos a lutar contra a ditadura como se não houvesse guerra contra o terrorismo e continuaremos a apoiar as forças de defesa de Israel como se não houvesse luta contra a ditadura”, explicaram os organizadores, realçando que o Governo israelita falhou em todas as áreas.

Pelo menos um homem foi morto a tiro e cinco pessoas ficaram feridas, na sexta-feira à noite, num atentado no centro de Telavive, disse a organização de socorro israelita Magen David Adom (MDA), acrescentando que “todas as vítimas são turistas”.

Os protestos deste sábado seguem-se a três meses de manifestações massivas contra a reforma judicial promovida pelo Governo de Benjamin Netanyahu que pretende conferir mais poder ao executivo em detrimento da justiça, cuja independência estaria profundamente prejudicada.

Embora Netanyahu tenha anunciado, recentemente, o adiamento dos processos legislativos para promover uma reforma acordada com a oposição nos próximos meses, os manifestantes mostraram a sua desconfiança quanto às reais intenções do primeiro-ministro e continuam a protestar semana após semana.

Face às manifestações deste sábado, a polícia anunciou o destacamento de milhares de agentes por todo o país com o objetivo de manter a ordem e a segurança pública.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+