Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

OMS avisa que Europa arrisca surtos de dengue e Zika no verão

08 abr, 2023 - 12:29 • Teresa Almeida , Inês Braga Sampaio

Metade da população mundial está em risco de contrair dengue, com previsão de cerca de 400 milhões de infeções por ano.

A+ / A-

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a Europa enfrenta o risco de surtos de dengue, Zika e febre chikungunya, no verão.

Os dados da OMS revelam que, em 2023, registaram-se quase 442 mil casos de dengue só nas Américas do Norte, Central e do Sul, com cerca de 120 mortes. Metade da população mundial está em risco de contrair a doença, com previsão de cerca de 400 milhões de infeções por ano.

Há já casos relatados no sul da Europa. Itália é o país mais afetado.

O mesmo mosquito, do género Aedes - um deles, comummente chamado mosquito tigre, que está a alastrar-se pela Europa -, transmite doenças como febre chikungunya, dengue e Zika, entre outras.

"Um dos maiores desafios no controlo destas arboviroses é que os ovos de mosquito podem permanecer secos durante vários meses enquanto viajam em recipientes, apenas para eclodir num novo país dentro de poucas horas após entrarem em contacto com a água. O mosquito que espalha a doença, que morde durante o dia", explicou o chefe do programa global da OMS para o controlo das doenças tropicais negligenciadas, Raman Velayudhan, em conferência de imprensa.

A crise climática está a facilitar o alcance e a propagação dos mosquitos que transportam doenças associadas a países do hemisfério Sul. A dengue é uma doença cuja primeira contração costuma ser ligeira. Contudo, parte das pessoas que são infetadas uma segunda vez ficam em risco de morte. Não há tratamento para esta doença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+