Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Grupo de deputados portugueses visita Taiwan a "título pessoal"

14 abr, 2023 - 16:37 • Lusa

Um grupo de sete deputados portugueses está de visita a Taiwan, a "título pessoal" e autorizado pela Assembleia da República..

A+ / A-

Um grupo de sete deputados portugueses está de visita a Taiwan, a "título pessoal" e autorizado pela Assembleia da República, segundo fontes parlamentares, numa altura em que visitas ao arquipélago por políticos ocidentais são fortemente criticadas pela China.

O grupo parlamentar do PS disse à Lusa que os deputados "não estão em representação do Parlamento nem dos grupos parlamentares", mas sim de "si próprios" e "a convite do governo de Taiwan".

Contactado pela Lusa, o grupo parlamentar do PSD disse apenas que a visita foi autorizada pelo Presidente da Assembleia da República, frisando que é feita "a título pessoal". .

As duas fontes confirmaram que a delegação é composta por quatro deputados do PSD (Paulo Rios de Oliveira, João Moura, Carlos Eduardo Reis e Helga Correia) e três do PS (João Castro, Norberto Patinho e Vera Braz).

Ao jornal Expresso, Paulo Rios de Oliveira, deputado do PSD e chefe da delegação, recusou a propósito da visita ao território cuja soberania a China reivindica mas que tem governo autónomo, ser "condicionado" por alguma "autoridade estrangeira" sobre o que "pode ou deve fazer".

A delegação deverá visitar centros tecnológicos e culturais e manterá reuniões com o vice-Presidente, membros do Governo e parlamentares da ilha, segundo a mesma fonte.

Contactado pela Lusa, Rios de Oliveira remeteu declarações para mais tarde.

Na passada semana, durante uma visita à ilha Terceira, nos Açores, o embaixador chinês em Portugal, Zhao Bentang, falou sobre o conflito de Taiwan, criticando a interferência estrangeira, em particular dos EUA.

"Os Estados Unidos também reconhecem uma só China, mas fazem algo que não é conveniente para uma só China. As atividades para destruir ou obstruir o desenvolvimento das relações internacionais são culpa dos Estados Unidos. (...) A parte chinesa opõe-se contundentemente", afirmou Zhao Bentang.

A Lusa procurou uma reação a esta visita por parte da embaixada da China em Lisboa, mas até à divulgação desta notícia não foi possível obter uma resposta. .

A China considera Taiwan uma província que faz parte do seu território e que pretende recuperar a qualquer momento, sem descartar o uso da força para tomar a ilha, que tem Washington como seu principal aliado.

Logo a seguir a uma visita da então líder da Câmara de Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan, em agosto do ano passado, a China realizou uma série de exercícios militares, depois de a diplomacia de Pequim ter dito que Washington estava a "brincar com o fogo".

No início deste mês, a China voltou a responder com novos exercícios militares depois de o novo líder da maioria Republicana na Câmara de Representantes, Kevin McCarthy, ter recebido em Washington a Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen. .

A visita parlamentar portuguesa acontece uma semana depois de o Presidente francês, Emmanuel Macron, ter sugerido, durante uma viagem a Pequim, que a União Europeia deve ter uma posição própria sobre o conflito que opõe Taiwan às autoridades de Pequim, demarcada do posicionamento dos Estados Unidos.

"Nós, europeus, não devemos ser seguidores nem temos de nos adaptar ao ritmo norte-americano ou a uma reação exagerada chinesa", disse Macron, que defendeu uma maior "autonomia estratégica" em termos diplomáticos por parte de Bruxelas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+