Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Espanha. Trasladação de restos mortais de líder fascista acaba em detenções

24 abr, 2023 - 23:00 • Ricardo Vieira

José Antonio Primo de Rivera, fundador da Falange, estava sepultado na basílida do Vale dos Caídos.

A+ / A-

Os restos mortais de José Antonio Primo de Rivera, líder histórico da extrema-direita espanhola, foram esta segunda-feira trasladados da basílica do Vale dos Caídos para o cemitério de San Isidro, em Madrid.

O fundador do movimento fascista Falange morreu em 1936, executado pelas forças republicanas durante a guerra civil espanhola.

A trasladação de Primo Rivera da basílica para o cemitério ficou marcada por alguns incidentes entre falangistas e a polícia.

Foram detidas três manifestantes que se opuseram à mudança do local da última morada do fundador da Falange Espanhola.

A vice-presidente de Espanha, Yolanda Diaz, declarou que o procedimento coloca um ponto final numa “anomalia histórica”.

Em outubro de 2019, o corpo do ditador Francisco Franco foi enterrado no cemitério de Mingorrubio, em El Pardo, arredores de Madrid, depois de ter sido exumado do Vale dos Caídos, onde estava desde a sua morte.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+