03 mai, 2023 - 17:37 • Lusa
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenski, negou esta quarta-feira que forças da Ucrânia tenham tentado assassinar o Presidente russo, Vladimir Putin, num ataque com 'drones' contra o Kremlin, que as autoridades de Moscovo atribuíram a Kiev.
"Não estamos a atacar Putin ou Moscovo, estamos apenas a lutar no nosso território, a defender as nossas vilas e cidades", disse Zelensky em Helsínquia, em conferência de imprensa coletiva conjunta com os líderes da Finlândia, Dinamarca, Suécia, Noruega e Islândia.
"Não atacámos Putin, deixamos isso para um tribunal", disse o chefe de Estado ucraniano, referindo-se aos esforços ucranianos para que a comunidade internacional encontre mecanismos para processar o Presidente russo pela agressão militar contra a Ucrânia.
Entretanto, o ex-Presidente russo Dmitro Medvdev disse que o alegado ataque que Moscovo continua a atribuir à Ucrânia não deixa outra opção ao Kremlin que não "eliminar" Zelensky e a sua "grupeta" em Kiev.
O atual vice-diretor do Conselho de Segurança russo é um aliado próximo do seu antecessor e sucessor na presidência, e uma das vozes mais críticas de Kiev no Kremlin desde a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022.