Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra na Ucrânia. Kiev anuncia objetivo de cercar Bakhmut

22 mai, 2023 - 06:42

Cada parte reclama êxito.

A+ / A-

A autoridades da Ucrânia dizem que suas forças estão em Bakhmut com o objetivo de cercar a cidade, depois do anúncio da conquista por parte de Moscovo.

Após o anúncio, o presidente russo, Vladimir Putin, elogiou suas tropas regulares e o grupo Wagner, mas já no domingo um alto responsável das forças militares ucranianas garantou que Kiev ainda controlava uma parte "insignificante" de Bakhmut, mas mantendo cindições de recuperar a cidade.

O general Oleksandr Syrskyi, comandante das forças terrestres da Ucrânia, disse ter visitado posições de linha de frente perto de Bakhmut, onde os combates duram há mais de nove meses.

A tese de Syrskyi foi repetida pela vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Hanna Maliar: "Nossas forças tomaram a cidade em um semi-cerco, o que nos dá a oportunidade de destruir o inimigo... O inimigo tem que se defender na parte da cidade que controla."

Por sua vez, o líder do gripo Wagner, Yevgeny Prigozhin, disse, numa mensagem no Telegram, que o trabalho de seu grupo estava concluído e que suas forças deixariam a zona de conflito em alguns dias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    24 mai, 2023 Lisboa 08:58
    A Rússia meteu-se num buraco chamado Bakhmut, de onde lhe será dificílimo sair. A Ucrânia aproveitou o tempo para fortalecer todas as defesas em redor, logo tentar novos avanços será ainda pior que tomar Bakhmut. Boas tropas, e muito equipamento ficaram ali e noutras posições a Rússia desguarneceu, pelo que não será de admirar um corte da estrada para a Crimeia, ou avanços ucranianos na direção de Mariupol. Pelo meio, os russos em Bakhmut serão bombardeados dia e noite. Não se percebe, além dos objetivos políticos de dizer que obteve uma "grande vitória", o que a Rússia vai ganhar com isto. Mas também o problema é lá deles.

Destaques V+