Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

China

Xangai registou dia de maio mais quente em 100 anos

29 mai, 2023 - 17:09 • Lusa

Período 2023-2027 será quase certamente o mais quente de sempre registado na Terra, sob o efeito combinado dos gases de efeito estufa e do fenómeno climático El Niño, alertou ONU.

A+ / A-

Xangai registou nesta segunda-feira a temperatura mais alta atingida durante o mês de maio, no espaço de cem anos, anunciou hoje o departamento meteorológico da cidade, situada no leste da China.

"Às 13:09 (06:09, em Lisboa), a temperatura na estação Xujiahui atingiu os 36,1 graus, quebrando um recorde de 100 anos para a temperatura mais alta registada em maio", informou o serviço meteorológico oficial.

Algumas horas depois, a estação meteorológica no centro de Xangai atingiu 36,7°C, segundo a mesma fonte.

A temperatura bateu assim em um grau o recorde anterior que tinha sido registado quatro vezes, em 1876, 1903, 1915 e 2018.

Em meados de maio, a ONU alertou que o período 2023-2027 será quase certamente o mais quente de sempre registado na Terra, sob o efeito combinado dos gases de efeito estufa e do fenómeno climático El Niño.

Espera-se que as temperaturas globais ultrapassem em breve a meta mais ambiciosa dos acordos climáticos de Paris, alertou a Organização Meteorológica Mundial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+