31 mai, 2023 - 02:44 • Marisa Gonçalves com agências
A tentativa da Coreia do Norte de lançar um satélite de reconhecimento militar, anteriormente também descrito como um “veículo espacial”, terminou em fracasso.
A informação é avançada pela agência de notícias estatal, KCNA, que adianta que o satélite despenhou-se nas águas, ao largo da costa ocidental da península coreana.
Em causa estiveram problemas técnicos relacionados com o sistema de propulsão.
“O novo foguete de lançamento de satélite [Chollima-1] falhou devido à instabilidade no motor e no sistema de combustível, informou a agência de notícias estatal KCNA.
A missão deveria colocar em órbita o primeiro satélite espião do regime de Pyongyang.
A Coreia do Norte pretende ter um satélite militar para recolher informações e anunciou que realizaria o lançamento entre 31 de maio e 11 de junho.
O regime de Kim Jong-un anuncia uma investigação às falhas e promete realizar, “o mais rápido possível”, uma nova tentativa.
Este lançamento feito pela Coreia do Norte chegou a motivar a emissão de alertas de emergência na vizinha Coreia do Sul e no Japão, alertas esses que já foram levantados.
O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, afirmou que a Coreia do Norte parecia ter disparado um míssil balístico e anunciou que o governo estava a analisar os detalhes.
Nos Estados Unidos (EUA), a administração da Casa Branca condenou o lançamento norte-coreano, afirmando ter sido utilizada tecnologia de mísseis balísticos, em violação das resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.
O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Adam Hodge, revelou que os Estados Unidos estavam "a analisar a situação", em coordenação com os aliados.