Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

UE quer restaurar 20% do território europeu terrestre e no mar até 2050

20 jun, 2023 - 21:13 • Lusa

Os Estados-membros também concordaram que até 2030 cada um tem de avançar com a recuperação de até 30% de todos os ecossistemas terrestres, costeiros, de água doce e marinhos que estão debilitados.

A+ / A-

Os 27 Estados-membros da União Europeia chegaram, esta terça-feira, a acordo sobre legislação para restaurar ecossistemas, que tem como propósito recuperar pelo menos 20% do território terrestre e marítimo da UE.

Os ministros da UE com a pasta do Ambiente encontraram-se no Luxemburgo, esta terça-feira, e concluíram o esboço da futura lei para recuperar ecossistemas em 20% do território terrestre europeu e 20% do território marítimo até 2050.

"Este texto é uma base sólida para as negociações com o Parlamento Europeu [PE]. Espero que a versão final da legislação possibilite a reconstrução de um nível saudável de biodiversidade, combata as alterações climáticas e vá ao encontro das nossas obrigações ao abrigo do acordo Kunming-Montreal", disse a ministra para o Clima e o Ambiente da Suécia, Romina Pourmokhtari.

O país tem a presidência rotativa do Conselho da UE até ao final do mês.

Em simultâneo, os 27 concordaram que até 2030 cada Estado-membro tem de avançar com a recuperação de até 30% de todos os ecossistemas terrestres, costeiros, de água doce e marinhos que estão debilitados.

Estes objetivos têm de aumentar para 60% até ao final da próxima década e até 90% em 2050.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+