Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Biden em Londres

EUA e Reino Unido querem adesão rápida da Suécia à NATO

10 jul, 2023 - 09:48 • João Pedro Quesado com Lusa

Depois de abordar temas internacionais com o primeiro-ministro britânico, Joe Biden encontrou-se com o Rei Carlos III para falar de alterações climáticas, antes de seguir para a cimeira da NATO em Vilnius.

A+ / A-

Joe Biden e Rishi Sunak concordam que a Suécia deve poder aderir à NATO rapidamente. Esta é a principal conclusão do encontro desta segunda-feira entre os líderes dos Estados Unidos da América e do Reino Unido.

De acordo com um porta-voz do Governo britânico, citado pela agência Lusa, o Presidente dos EUA e o primeiro-ministro britânico “concordaram com a necessidade de assegurar que a Suécia tenha uma via rápida para a plena adesão à NATO“. Apenas a Turquia e a Hungria estão a opor-se à adesão da Suécia.

A visita de Joe Biden ao Reino Unido, antes de viajar para a cimeira da NATO, em Vilnius, na Lituânia, acontece depois dos EUA terem anunciado o fornecimento de bombas de fragmentação à Ucrânia.

Esse tipo de munição está banido por cem países - entre os quais o Reino Unido, assim como Portugal -, e a decisão dos Estados Unidos tem sido criticada pelo perigo que estas armas de pouca precisão representam para os civis.

Já a adesão da Ucrânia à NATO não terá sido mencionada na reunião de cerca de 40 minutos na residência oficial do primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, em Downing Street. Apesar disso, os dois países discutiram e reiteraram o apoio à Ucrânia.

Durante o fim de semana, Joe Biden disse ao canal americano CNN que não existe unanimidade entre os países-membros da NATO acerca de uma adesão de Kiev “em plena guerra”, atirando a entrada da Ucrânia na Aliança para o final da guerra.

O Reino Unido, por sua vez, é favorável a uma aceleração do processo, que vai ser abordado durante a cimeira de terça e quarta-feira, apesar de não ser tomada nenhuma decisão final sobre o tema.

A breve visita de Joe Biden ao Reino Unido inclui ainda um encontro com o Rei Carlos III. Os dois chefes de Estado debateram, no Castelo de Windsor, como enfrentar as alterações climáticas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+