Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Japão. Pelo menos seis mortos devido às chuvas fortes

11 jul, 2023 - 04:45 • Lusa

As autoridades emitiram o alerta meteorológico mais elevado no país asiático.

A+ / A-

O mau tempo no sudoeste do Japão, que obrigou as autoridades a emitir o alerta meteorológico mais elevado, causou pelo menos seis mortos, segundo o último balanço divulgado hoje pelas autoridades que indica ainda três pessoas desaparecidas.

As chuvas, que afetam sobretudo as províncias de Fukuoka e Oita desde o início do fim de semana, deixaram várias cidades isoladas devido à subida dos rios e ao deslizamento de terras, pelo que o número de mortos poderá aumentar, afirmou o porta-voz do Governo, Hirakazu Matsuno, numa conferência de imprensa.

Cerca de uma dúzia de autoestradas foram encerradas, 11 linhas de comboio foram suspensas e cerca de 1.400 casas estão sem eletricidade, enquanto outras 200 estão sem água, verificando-se ainda problemas com as redes de telecomunicações em várias partes de Fukuoka e Oita, acrescentou o porta-voz.

Na segunda-feira, as autoridades nacionais decidiram ativar um alerta meteorológico especial para este tipo de catástrofes, mas no final do dia baixaram o nível de alerta à medida que a frente se deslocava para leste.

Estes avisos são utilizados no país asiático quando o risco de acidentes é “extremamente elevado”, de acordo com a Agência Meteorológica Nacional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+