Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Ucrânia recebe F-16. Rússia vai considerar entrega ameaça nuclear

13 jul, 2023 - 08:53 • Lusa

Nesta terça-feira, onze países parceiros ucranianos assinaram um memorando que define as condições de formação dos pilotos ucranianos nos caças.

A+ / A-

"Informámos as potências nucleares dos Estados Unidos, do Reino Unido e da França que a Rússia não pode ignorar a capacidade destes aviões para transportar armas nucleares. Não há garantias que ajudem", declarou Sergei Lavrov, numa entrevista ao diário Lenta.ru.

Lavrov adverte que, em plena guerra, os militares russos não determinarão se cada avião F-16 está ou não equipado para transportar armas nucleares.

"O próprio facto de existirem tais sistemas nas Forças Armadas ucranianas será considerado por nós como uma ameaça do Ocidente na esfera nuclear", sublinha o ministro.

Nesta terça-feira, onze países parceiros ucranianos assinaram um memorando que define as condições de formação dos pilotos ucranianos nos caças F-16.

"Os F-16 protegerão os céus da Ucrânia e o flanco oriental da NATO. A força aérea ucraniana está pronta para os dominar o mais rapidamente possível", afirmou o ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov.

A formação, que vai durar entre seis a oito meses, começa no final do verão - agosto ou início de setembro - e os primeiros caças F-16 ocidentais são entregues a Kiev no final do primeiro trimestre de 2024, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    13 jul, 2023 Lisboa 14:07
    O Ocidente borrifa-se completamente para as opiniões e sobretudo, para as ameaças da Rússia. O Putin e a sua quadrilha, parecem não ter percebido que "desceram de divisão" e já muito poucos os temem na Europa, principalmente depois de verem o fracasso que é o exército Russo, e de a NATO ter acordado para a vida e estar a ajustar as defesas militares pronta para enfrentar a Rússia. Mas estou deveras curioso sobre o que é que a Rússia tenciona fazer na prática, quando os F-16 Ucranianos começarem a dar cabo da Força aérea Russa nos céus ucranianos. Vai lançar o tal ataque nuclear preventivo contra Londres, Washington, Bruxelas e Kiev, como o fanfarrão do Medveded e a Saraphova andam para aí a falar há meses? Humm... Querem apostar que não passam é da conversa ameaçadora?

Destaques V+