18 jul, 2023 - 08:15 • Marta Pedreira Mixão com Reuters
Um incêndio florestal levou à evacuação de várias localidades no final da tarde de segunda-feira. Já esta terça-feira, as autoridades atualizaram a situação no terreno, adiantando que a situação já está mais controlada, com o vento a abrandar e o fumo a dar tréguas. No terreno, o trabalho de extinção continua com o auxílio de helicópteros, mas o alerta ainda não pode ser levantado, como afirmou aos meios locais o diretor de operações dos bombeiros.
Até ao momento, ainda não é claro o número de pessoas afetadas, mas sabe-se que todos os retirados o foram "como medida de precaução". "Constatamos que, na zona de Oberried, as casas estão intactas. Tanto quanto podemos ver atualmente, não há edifícios danificados e também não se perdeu gado", explica o chefe de operações, Mario Schaller, citado pelos meios de comunicação suíços.
Cerca de 200 bombeiros, exército, polícia e Proteção Civil trabalharam em conjunto com helicópteros para apagar as chamas em Valais e controlar o incêndio.
O incêndio deflagrou numa região montanhosa em Bitsch e, segundo as autoridades, chegou a ameaçar alastrar-se à região de Ried-Morel-Riederhorn.
Apesar da mais recente atualização dar conta de melhorias no terreno, os bombeiros locais acreditam que o combate às chamas poderá prolongar-se durante largos dias.
[notícia atualizada às 17h56 de 18 de julho de 2023]
"O fogo está a alastrar em direção a Ried-Morel-Riederhorn", disse a polícia através do Twitter, às 18h30, afirmando que iriam evacuar a aldeia de Ried-Morel, perto da cidade de Brig, mais próxima da fronteira italiana. Mais tarde, o mesmo meio foi utilizado para indicar que três outras aldeias seriam evacuadas e alertar para o risco de quedas de rochas.
Os operacionais que se encontram no terreno estão a ser apoiados por um helicóptero do exército suíço e quatro helicópteros da Air Zermatt. Os esforços para apagar o fogo vão continuar durante a noite.
A polícia de Valais publicou fotografias que mostravam um helicóptero a lançar água sobre um incêndio florestal, mas imagens posteriores mostravam o fumo a cobrir a maior parte da floresta.