Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

EUA

Phoenix bate recorde de calor com temperaturas acima de 43ºC durante 19 dias

19 jul, 2023 - 11:44 • Lusa

Diretor do Grupo de Análise Climática da NOAA fala na“sequência mais longa [de calor extremo] que já vimos neste país”.

A+ / A-

O calor extremo de Phoenix – capital do Arizona e uma das cidades mais populosas dos Estados Unidos – entrou na terça-feira no livro de recordes ao registar o 19.º dia consecutivo com temperaturas de pelo menos 43 graus Celsius.

Nenhuma outra grande cidade dos EUA registou dias de 43 graus como Phoenix, disse o historiador meteorológico Christopher Burt, da Weather Company dos EUA.

“É a sequência mais longa que já vimos neste país”, reforçou o diretor do Grupo de Análise Climática da NOAA, Russell Vose, que preside ao comité de registos nacionais.

Ja na segunda-feira o calor bateu recorde na capital do Arizona e na noite de segunda para terça-feira a temperatura não baixou o necessário para o arrefecimento e o termómetro atingiu hoje 37,8 C antes das 09:00, pelo sexto dia consecutivo.

É “muito triste quando não há nenhuma recuperação durante a noite”, disse o meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia Matt Salerno, referindo-se ao facto de a mínima noturna em Phoenix ter caído apenas para 34,4 C, sendo o nono dia consecutivo com temperaturas acima de 32,2 C, outro recorde.

“A exposição prolongada ao calor é mais difícil de suportar do que dias quentes únicos, especialmente se não se refrescar o suficiente à noite para dormir bem”, disse Katharine Jacobs, diretora do Centro de Ciências e Soluções de Adaptação Climática da Universidade de Arizona.

A onda de calor de Phoenix tem causas de longo e curto prazo, disse Randy Cerveny, da Arizona State University, que coordena a verificação de registos meteorológicos para a Organização Meteorológica Mundial.

“O longo prazo é a continuação do aumento das temperaturas nas últimas décadas devido à influência humana no clima, enquanto a causa de curto prazo é a persistência nas últimas semanas de uma onda muito forte de alta pressão no oeste dos Estados Unidos,” disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+