Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guterres propõe "Nova Agenda de Paz" com medidas para prevenir conflitos

21 jul, 2023 - 02:44 • Lusa

O secretário-geral da ONU apresenta medidas para resolver e prevenir conflitos num mundo em que Guterres diz que vive "numa encruzilhada".

A+ / A-

António Guterres diz que "o mundo está agora num ponto de inflexão" e lembra que "o período pós-Guerra Fria já acabou".

O secretário-geral das Nações Unidas antevê um sistema multipolar, mas “cujos contornos ainda não foram definidos”.
O diplomata português afirma que há um aumento da competição geoestratégica e uma perda de confiança entre o Norte Global e o Sul Global, com diferentes estados a tentar cada vez mais reforçar a independência global.
O líder das Nações Unidas alerta para uma maior competição nas próximas décadas: com mais conflitos, novos recordes de gastos militares e uma erosão dos acordos de controlo de armas e gestão de crises que ajudaram a manter a estabilidade no passado.

“A sua deterioração, quer em escala global quer regional, aumentou a possibilidade de confrontos perigosos, erros de cálculo e espirais de escalada. O conflito nuclear voltou a fazer parte do discurso público”, sublinha.

O líder da ONU também defende o fortalecimento das operações de manutenção da paz das Nações Unidas e a sua cooperação com outras organizações para o envio de forças desse tipo.

No documento, Guterres refere, ainda, que há ameaça de novas tecnologias como a Inteligência Artificial e o possível uso na esfera militar e propõe mais investimento para identificar o mais rapidamente possível as situações de tensão e insegurança.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+