23 jul, 2023 - 02:51 • Ricardo Vieira, com agências
Milhares de pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas e hotéis onde estavam instaladas devido aos incêndios na ilha de Rodes, na Grécia, que lavram há cinco dias.
Cerca de 30 mil residentes locais e turistas foram levados para zonas seguras, devido à aproximação das chamas, avança o site de informação Rodiaki, que cita fonte oficial municipal.
Já de acordo com a agência Reuters, pelo menos, duas mil pessoas foram retiradas de Rodes em embarcações privadas e da Guarda Costeira grega.
Muitas estavam em praias perto das zonas de Kiotari e Lardos, na parte sudeste da ilha, revelou o porta-voz da Guarda Costeira, Nikos Alexiou.
Várias aldeias foram evacuadas devido ao incêndio que lavra fora de controlo, numa altura em que a Grécia está a ser atingida por uma das piores ondas de calor.
As autoridades gregas detiveram para interrogatório um homem por suspeita de envolvimento no incêndio que lavra há cinco dias, adianta a imprensa local.
As imagens divulgadas nas televisões e nas redes sociais mostram centenas de turistas a abandonar resorts, com o fumo dos incêndios em pano de fundo.
A atual onda de calor na Grécia é "provavelmente" a mais longa já registada em sua história, disse este sábado um funcionário do Observatório Meteorológico Nacional.
"De acordo com nossos dados, é provável que experimentemos uma onda de calor de 16 a 17 dias, o que nunca aconteceu antes no nosso país", declarou Kostas Lagouvardos, diretor de pesquisa do Observatório Meteorológico Nacional, à televisão ERT, citado pela Agence France Press.