Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Eleições em Espanha

Pedro Sánchez. "O bloco [PP e Vox] que promove o retrocesso fracassou"

23 jul, 2023 - 22:54 • João Carlos Malta

Apesar de ter perdido, Sánchez cantou vitória. Perante as expetativas muito baixas em relação ao resultado que obteriam, os socialistas não conseguiram ganhar, mas impediram uma vitória do bloco de direita.

A+ / A-

O líder do PSOE, Pedro Sánchez, quase que cantou vitória na reação aos resultados deste domingo nas eleições legislativas em Espanha, que colocaram os socialistas como segunda força política mais votada.

"A Espanha foi bem clara. O bloco que promove o retrocesso fracassou", disse a ainda primeiro-ministro espanhol referindo-se ao PP e ao Vox.

"Os que promovem o machismo e o retrocesso dos direitos humanos fracassaram", acrescentou Sánchez. "Somo mais os que querem que a Espanha avance", acrescentou o socialista.

Sánchez enfatizou que o PSOE teve "mais votos, mais mandatos e mais percentagem do que há quatro anos". "Obrigado de coração", agradeceu.

O PP, de Alberto Nunez Feijóo, ganhou as eleições legislativas em Espanha, deste domingo, mas pode não conseguir formar governo. A vitória ficou bastante aquém da expetativa do partido de centro-direita que esperava vencer confortavelmente.

A TVE citando fontes do Partido Popular afirma que mesmo sem ter maioria, o líder do partido Alberto Feijóo vai querer formar governo.

O PP volta a ser a primeira força política em Espanha sete anos depois, após em 2018 Rajoy ter perdido as eleição legislativas.

O partido de centro-direita conquistou 136 deputados, que equivalem a 32,79%. O PSOE ficou com 122 deputados (31,81%), tendo ainda assim mais dois deputados no hemiciclo do que em 2019 e alcançou quase mais 700 mil votos do que há quatro anos.

Ainda assim, a incerteza em relação ao futuro político em Espanha é grande, porque o PP e o Vox não têm maioria para governar. Alcançaram 169 deputados em conjunto, ficando a sete dos 176 necessários.


O PSOE, apesar de o puzzle político não ser fácil de organizar, poderá conseguir ter apoios suficientes para Pedro Sánchez liderar um novo governo.

O grande derrotado destas eleições foi o Vox que perdeu 19 deputados, em relação há quatro anos, mas ainda assim é a terceira força política. Fica com 33 deputados e perdeu mais de 700 mil votos.

O Sumar, nova força de esquerda que foi a votos nestas eleições lutou até ao fim por ser a terceira força política mais votada, mas teve quase menos 30 mil votos do que o Vox. Elege 31 representantes

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+