Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Macron condena golpe de Estado no Níger

28 jul, 2023 - 13:06 • Lusa

Presidente francês apela à libertação do Presidente nigerino, detido pela junta militar golpista.

A+ / A-

O Presidente francês, Emmanuel Macron, condenou esta sexta-feira "com a maior veemência possível o golpe de Estado militar" em curso no Níger, que é "perigoso" para a região, e apelou à "libertação" do Presidente Mohamed Bazoum.

"Este golpe de Estado é totalmente ilegítimo e profundamente perigoso para o povo do Níger, para o Níger e para toda a região", afirma o chefe de Estado francês em conferência de imprensa acompanhado pelo primeiro-ministro da Papua Nova Guiné, James Marape.

"É por isso que apelamos à libertação do Presidente Bazoum e ao restabelecimento da ordem constitucional", adianta.

Militares nigerinos anunciaram na quarta-feira à noite ter tomado o poder e derrubado o Presidente, Mohamed Bazoum, democraticamente eleito em 2021.

A junta militar golpista apresenta-se como Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria (CNSP).

Os parceiros do Níger, incluindo os Estados Unidos, a França e a ONU, já condenaram o golpe de Estado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+