Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Zelensky avisa que a guerra está a chegar à Rússia

30 jul, 2023 - 17:52 • Lusa

Na capital russa, cujo aeroporto internacional foi temporariamente encerrado, foram danificadas duas torres de escritórios no principal distrito comercial da cidade.

A+ / A-

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, avisou este domingo que a guerra está a chegar "à Rússia e aos seus centros estratégicos e bases militares", após mais um ataque de 'drones' numa zona comercial em Moscovo.

"Gradualmente, a guerra está a regressar ao território da Rússia, aos seus centros simbólicos e bases militares. E este é um processo inevitável, natural e absolutamente justo", disse o líder ucraniano, de visita à cidade de Ivano-Frankivsk.

Na manhã deste domingo, a Rússia anunciou que tinha repelido dois ataques de 'drones' ucranianos durante a noite, um na península da Crimeia, anexada à Ucrânia em 2014, e outro em Moscovo.

Na capital russa, cujo aeroporto internacional foi temporariamente encerrado, foram danificadas duas torres de escritórios no principal distrito comercial da cidade.

O Ministério da Defesa da Rússia informou que o ataque a Moscovo envolveu três 'drones', um dos quais foi abatido e os outros dois neutralizados por via eletrónica.

"A Ucrânia está a ficar mais forte", acrescentou Zelensky sobre este ataque, acrescentando de seguida que a Ucrânia se deve preparar para novos ataques contra as suas infraestruturas de energia, no próximo inverno.

"É óbvio que neste outono e inverno o inimigo tentará repetir os ataques terroristas contra a indústria energética ucraniana", explicou o Presidente ucraniano.

"Temos de estar preparados para isso, tanto a nível estadual como em cada comunidade", acrescentou Zelensky, em declarações divulgadas na conta presidencial da rede social Telegram.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+