Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Escuteiros pedem a Seul fim antecipado de encontro mundial devido ao calor

05 ago, 2023 - 08:12 • Lusa

O Presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, ordenou o envio de médicos militares e enfermeiras para o local, assim como autocarros com ar condicionado, onde os escuteiros se podem abrigar temporariamente, e camiões frigoríficos carregados com água.

A+ / A-

A Organização Mundial do Movimento Escuteiro pediu a Seul que pondere o fim antecipado de um encontro mundial, devido a uma onda de calor que já levou ao abandono de milhares de escuteiros britânicos.

Pelo menos 600 participantes do Jamboree Mundial tiveram de receber tratamento por insolação ou outras doenças relacionadas com as temperaturas altas desde que o maior acampamento anual organizado pelo movimento escuteiro começou, na quarta-feira.

O movimento escuteiro disse que pediu aos organizadores sul-coreanos que "considerassem opções alternativas para encerrar o evento antes do previsto e apoiar os participantes até que eles partissem para os seus países de origem".

O Presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, ordenou o envio de médicos militares e enfermeiras para o local, assim como autocarros com ar condicionado, onde os escuteiros se podem abrigar temporariamente, e camiões frigoríficos carregados com água.

Mas, num comunicado, o movimento escuteiro pediu garantias mais fortes de que os organizadores "farão todo o possível para resolver os problemas causados pela onda de calor, disponibilizando mais recursos".

"Continuamos a pedir ao anfitrião e ao Governo sul-coreano que honrem os seus compromissos de mobilizar recursos financeiros e humanos adicionais e tornar a saúde e a segurança dos participantes a sua principal prioridade", afirmou o movimento.

O comunicado surgiu depois da Associação de Escuteiros do Reino Unido anunciar que iria retirar mais de quatro mil britânicos, o maior contingente nacional presente no Jamboree, e transferi-los para hotéis no fim de semana, num grande revés para a organização.

Também o contingente dos Estados Unidos disse, num email enviado às centenas de escuteiros norte-americanos presentes no evento, estar a ponderar a retirada no domingo, devido ao "clima extremo e condições resultantes".

Os militares dos Estados Unidos ofereceram-se para abrigar cerca de 600 escuteiros norte-americanos em Camp Humphreys, uma grande base militar em Pyeongtaek, ao sul da capital, Seul.

Cerca de 43 mil pessoas de todo o mundo, a maioria adolescentes, estavam a participar no encontro, na região costeira de Buan, na província de Jeolla do Norte, no norte da Coreia do Sul.

A presidência sul-coreana realizar uma reunião de emergência do governo para aprovar uma ajuda de emergência de seis mil milhões de wons (4,2 milhões de euros) devido à onda de calor que tem atingido o país.

De acordo com a agência de notícias France-Presse, a península coreana vive atualmente uma vaga de calor com temperaturas diárias em torno de 35 graus Celsius, o que desencadeou um alerta de onda de calor máximo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luís Queirós
    05 ago, 2023 Lisboa 09:04
    Tenho dois filhos no Jamboree na Coreia, falo com eles e com os chefes diariamente e contigente português está bem. Deixem-se de alarmismos. Infelizmente até no escutismo existe politiquices e conflitos de interesses. Os miúdos estão a adorar e a divertir-se com as devidas precauções. Já é notório em campo um aumento das melhorias e dos cuidados com os participantes. Não são 45 mil escuteiros que estão mal, a grande maioria está bem e a divertir-se e usufruir da experiência. Contactem o contigente português e façam uma reportagem honesta, em vez de traduzirem uma notícia de um meio de comunicação internacional. Obrigado

Destaques V+