Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Mais de quatro milhões de pessoas pediram proteção temporária na UE até junho

09 ago, 2023 - 13:32 • Lusa

Portugal recebeu mais de 55 mil pessoas até 30 de junho. A Alemanha recebeu mais de um milhão de migrantes.

A+ / A-

Mais de quatro milhões de pessoas pediram proteção temporária à União Europeia (UE), como consequência da invasão da Rússia à Ucrânia, entre 24 de fevereiro de 2022 e 30 de junho deste ano, anunciou esta quarta-feira o Eurostat.

De acordo com o serviço estatístico europeu, a Alemanha (1.133.420 pessoas, ou seja, 28% do total), a Polónia (977.740, 24%) e a República Checa (349.140, 9%) acolheram o maior número de beneficiários da proteção temporária conferida pelos 27.

Um total de 4.065.615 cidadãos que não pertencem a um dos países da UE solicitaram proteção temporária como consequência da invasão russa à Ucrânia que provocou o maior fluxo migratório dentro do continente europeu desde a Segunda Guerra Mundial, ao abrigo de uma decisão de março do ano passado que o possibilita enquanto a guerra assola o território ucraniano.

Até 30 de junho de 2023, Portugal tinha recebido 55.425 pessoas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+