Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Estados Unidos da América

Rio armadilhado. Texas pôs serras em boias na fronteira com o México

09 ago, 2023 - 15:14 • João Pedro Quesado

Uma representante no Congresso norte-americano fez a revelação nas redes sociais. A administração Biden já processou o estado para a barreira ser removida.

A+ / A-

As boias colocadas pelo estado do Texas no Rio Grande, na fronteira com o México, incluem serras circulares, de acordo com um vídeo de uma deputada na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América (EUA). A barreira flutuante foi colocada em julho, por ordem do governador Greg Abbott, fez com que o Departamento de Justiça processasse o Texas por violar a lei federal.

Na rede social X (ex-Twitter), a deputada Sylvia Garcia, representante do 29.º distrito eleitoral do Texas, publicou um vídeo em que mostra as serras circulares entre cada elemento das boias de grande dimensão, e declara-se "chocada com as táticas cruéis e desumanas" usadas pelo governador Greg Abbott na fronteira texana.

"A situação é muito inquietante com o verdadeiro perigo e brutalidade destas boias a vir ao de cima. Devemos parar isto agora," exclamou.

Sylvia Garcia filmou as boias numa viagem à cidade-fronteira de Eagle Pass, onde foi colocada a barreira de cerca de 300 metros de extensão.

O secretariado dos Negócios Estrangeiros do México reiterou a opinião do governo de que "a colocação de boias acorrentadas pelas autoridades do Texas é uma violação da nossa soberania".

Em declarações à Newsweek, o secretariado expressa preocupações "sobre o impacto nos direitos humanos e segurança pessoal dos migrantes destas políticas estatais, que vão contra a colaboração próxima entre o nosso país e o governo federal dos Estados Unidos".

A 2 de agosto, as autoridades mexicanas afirmaram que dois corpos tinham sido recuperados no Rio Grande, incluindo um que foi apanhado pela barreira flutuante.

Segundo um porta-voz do governador texano, agentes mexicanos observam as barreiras e não verificaram nenhuma tentativa de atravessamento da fronteira naquela zona desde que a barreira foi instalada. "Infelizmente, afogamentos no Rio Grande por pessoas a tentar atravessar ilegalmente são muito comuns", disse Andrew Mahaleris.

A barreira de boias foi instalada em julho e faz parte de um projeto do governador republicano Greg Abbott, avaliado em vários milhares de milhões de dólares, para tornar a fronteira "mais segura". Outras partes do projeto incluem barreiras de arame farpado e a detenção de migrantes, acusando-os de invasão.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos está a processar Abbott pela barreira, depois de avisar que viola a lei federal e provoca preocupações humanitárias para os migrantes que atravessam a fronteira a partir do México.

No processo, a administração de Joe Biden pede ao tribunal que force o Texas a remover a barreira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+