10 ago, 2023 - 20:00 • Redação
A primeira excursão tripulada da Virgin Galactic levou esta quinta-feira seis pessoas ao espaço, num voo onde estiveram um ex-atleta olímpico, uma mãe e uma filha.
A missão Galactic 02 teve início pouco depois das 11h00 (correspondendo às 18h00 em Lisboa), e a nave descolou a partir do Spaceport America no Novo México.
Entre elas estavam o ex-astronauta da NASA, CJ Sturckow, no comando da viagem, a piloto Kelly Latimer, e Beth Moses, instrutora-chefe de astronautas que treinou a tripulação antes do voo. A este grupo juntou-se uma dupla mãe-filha, Keisha Schahaff e Anastasia Mayers, de 18 anos.
Segundo informação avançada pela Space.com, Keisha Schahaff conquistou o seu lugar a bordo da excursão espacial através da participação num concurso de angariação de fundos da Space for Humanity, uma organização sem fins lucrativos que pretende democratizar e tornar mais acessíveis as viagens espaciais. A filha, Anastasia Mayers, estuda Filosofia e Física na Universidade de Aberdeen, na Escócia, e sempre teve o sonho de ir ao espaço.
O outro passageiro a bordo era o ex-atleta olímpico Jon Goodwin, diagnosticado com Parkinson em 2014. Goodwin participou nos Jogos Olímpicos de 1972 em Munique.
A excursão Galactic 02 estabeleceu vários recordes a bater, entre os quais "as primeiras astronautas femininas naturais das Caraíbas a ir ao Espaço", a primeira dupla mãe-filha, o primeiro atleta olímpico e a pessoa mais jovem de sempre a ir ao Espaço.
O VSS Unity não atingiu a órbita, mas a sua trajetória possibilitou vários minutos de ausência de peso para os passageiros, a uma altitude suficiente para que se veja a curvatura da Terra na imensidão do espaço.
Apesar do Galactic 02 ser a segunda missão espacial comercial da Virgin Galactic, é o primeiro voo a transportar clientes privados. Em junho, Galactic 01 transportou três tripulantes da força aérea italiana e do Conselho Nacional de Pesquisa de Itália.
De acordo com a Virgin Galactic, já foram feitas 800 pedidos de reserva de bilhetes para excursões ao Espaço. O valor de cada excursão varia entre os 250 e 450 mil dólares americanos (aproximadamente entre 227 mil e 409 mil euros).