Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Incêndios Havai. Igreja Católica com 200 anos escapa às chamas na ilha de Maui

13 ago, 2023 - 07:21 • Redação

A cidade de Lahaina ficou arrasada pelos fogos, mas a Igreja Católica mais antiga da ilha permanece de pé.

A+ / A-

A histórica Igreja Católica Maria Lanakila, na cidade de Lahaina, em Maui, sobreviveu aos incêndios que deixaram um rasto de destruição, naquela ilha do arquipélago do Havai.

Em declarações à Renascença, a lusodescendente Audrey Rocha, da Associação Histórica de Portugueses no Havai, refere-se a um “milagre” no meio de um cenário de catástrofe.

“Esta igreja foi contruída pela época de 1800. É a mais antiga igreja católica em Maui. Claro que a maior parte da comunidade dali tem origem portuguesa e preserva a igreja. É a única coisa que sobreviveu. Ardeu tudo nos dois lados da estrada, mas a Igreja está de pé”, refere.

A edição on-line do jornal norte-americano “Usa Today” escreve que a “Igreja Maria Lanakila permanece de pé, embora se tenha visto fumo a sair da reitoria”.

O mesmo jornal adianta que as publicações nas redes sociais partilhadas pelos habitantes locais ajudam a constatar o estado atual da igreja, através de vídeos e fotos, e sublinha que “a estrutura principal parece ainda estar intacta e em boas condições”.

O início da construção do centenário monumento remonta ao ano de 1846.

A Igreja Católica Maria Lanakila é dedicada a Nossa Senhora da Vitória e foi fundada por membros da Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, de acordo com o site da Igreja.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+