16 ago, 2023 - 07:18 • André Rodrigues
No Havai, sobe para 106 o número de vítimas mortais dos violentos incêndios que lavram há mais de uma semana na ilha de Maui.
O número acaba de ser atualizado pelas autoridades e deverá continuar a aumentar nas próximas horas.
Pelo menos 1.300 pessoas continuam desaparecidas.
Joe Biden já prometeu visitar as zonas afetadas, assim que seja possível, para não prejudicar o trabalho das equipas de salvamento.
Uma indicação avançada durante a madrugada por Josh Green, o governador do estado do Havai.
"Falei com o Presidente esta manhã. Ele e a primeira dama Jill Biden exprimem a sua sincera consternação por esta tragédia que ocorreu", disse o governador.
"Nunca vi tanta dedicação num presidente que em seis horas dedicou seu tempo para determinar que se tratava de uma emergência e se comprometer com a reconstrução completa para nosso povo aqui no Havaí", acrescentou.
Segundo o governador do estado do Havai, o presidente Biden "virá quando o trabalho mais difícil e mais doloroso estiver concluído, depois de encontrarmos aqueles que perdemos".
"Ele disse-me que não queria interferir no trabalho dificílimo - tanto emocional como físico - que está a ser feito na zona de catástrofe", indicou.
Nesta altura, há 106 vítimas mortais confirmadas, numa altura em que as equipas de resgate só ainda conseguiram atuar em pouco mais de um quarto da área ardida.